Por que a terapia é importante para a saúde mental?
O tempo todo escuto e vejo nas redes sociais as pessoas se perguntando: por que a terapia é importante para a saúde mental?
Você já havia parado para pensar que quanto mais lemos a respeito de um dado assunto mais ele nos faz pensar e nos questionar sobre o tema?
Pois bem!
Em 1997*, no Canadá, pela primeira vez, foi desenvolvido um modelo de intervenção socioeducativo denominado psicoeducação. E é por causa dele que as pessoas passaram a se informar mais a respeito da terapia. A ideia era a de que, nesse modelo, o compartilhamento de informações cotidianas e banais, permitia fazer com que a pessoa se percebesse como alguém que tem identidade e autonomia. Através das conversas, através da fala, os pacientes entendiam como os acontecimentos do cotidiano impactavam na maneira como percebiam a sua vida. Com o passar do tempo, foi possível constatar que a pessoa que está fazendo terapia, era capaz de tornar-se mais consciente de suas necessidades e possibilidades, além de mostrar-se mais informada e preparada para tomar decisões sobre si mesma e aderir ao tratamento com mais comprometimento, uma vez que passou a compreender melhor os sintomas que a afligiam.
Então: por que a terapia é importante para a saúde mental?
Porque ajuda o indivíduo a encontrar o equilíbrio emocional nos momentos de maior estresse e aflição. Seja esse estresse causado ou não por alguma doença, uso de drogas e/ou medicamentos, problemas no trabalho ou aflições do dia a dia. A terapia auxilia a pessoa, entre outras coisas, a identificar os gatilhos emocionais que a tiram do sério.
*Psico-educação: a ciência do viver com educativo e terapêutico. Disponível em https://doi.org/10.1590/S0103-863X1997000100002
Comments