Rotina tem a ver com hábitos e esses com comportamentos a serem aprendidos ao longo da existência de uma pessoa. A importância da rotina saudável na infânica leva em conta estar atento aos cuidados que devem ser considerados para permitir que a criança cresça se sentindo feliz.
Quando se trata de uma criança, para que essa cresça e desenvolva comportamentos responsáveis como cuidar de suas próprias tarefas, é importante que os seus cuidadores estabeleçam rotinas, a partir de combinados que favoreçam o seu desenvolvimento físico, emocional e cognitivo.
O estabelecimento de uma rotina saudável não somente aumenta o sentimento de segurança por parte da criança, como a ajuda a ter confiança para realizar suas tarefas de forma independente, além de contribuir para evitar o estresse, reduzir a ansiedade e ter controle sobre suas reações emocionais.
Vários são os benefícios de uma rotina bem estabelecida para criança e algumas dicas podem ser levada em conta entre as quais: estabelecer um horário adequado para dormir e realizar tarefas ao longo do dia; estabelecer afazeres domésticos compatíveis com a idade da criança; o uso moderado de telas; garantir momentos de lazer, brincadeiras, passeios e convívios com os amigos.
Quando se trata de estabelecer um horário adequado de sono, é para que seja garantida à criança que ela descansará o suficiente para não ter problemas no seu desenvolvimento físico, emocional e cognitivo. O sono não suficiente pode causar doenças ou agravar problemas como irritabilidade, dificuldades para se manter concentrado em sala de aula e aprender o que é ensinado, assim como, dificultar a retenção do conteúdo ensinado. Por isso, crie boas práticas de sono como, evitar o uso de telas antes de ir para cama e dê preferência por manter o mesmo horário de ir para cama inclusive nas férias.
Quanto à realização de tarefas ao longo do dia, crie um quadro contendo as atividades e os horários que deverão ser realizados. Isso a ajudará a se organizar quanto aos afazeres diários, o horário de dormir, de ir à escola, de fazer o dever de casa, de comer, de brincar, de ficar com os amigos, de estar diante de uma tela.
Se possível, evite que as crianças permaneçam muito tempo navegando na internet, e sempre monitore os conteúdos visitados. Incentive-os a aproveitar o tempo com os amigos e a participar de atividades ao ar livre.
No que se refere às tarefas domésticas, considere incluir no quadro de atividades, tarefas que a criança seja capaz de executar, conforme a idade, como arrumar a própria cama, guardar os brinquedos, ajudar a arrumar a mesa para as refeições etc. Essas práticas colaboram para criar um senso de responsabilidade coletiva em relação à organização do espaço.
E lembre-se! este conteúdo tem como objetivo incentivar bons hábitos e colaborar para que os futuros adultos cresçam se sentindo amados e protegidos por seus cuidadores. Sempre que possível, reserve um tempinho para brincar com os pequenos. Através de brincadeiras, a criança tende a repetir aquilo que aprendeu com o seu cuidador. Por isso, seja um exemplo de paciência, atenção, responsabilidade e de muito afeto e carinho para eles. Você, adulto, é o exemplo para eles.
Ustane Moreira
Psicóloga: CRP 04/14.823
Instagram: @terapiaarteesaude
TikTok: @terapiaarteesaude
Meu link no Terappia: Ustane Moreira Puttini Barbosa (terappia.com.br)
Meu link no Terapia, Arte e Saúde: https://terapiaarteesaude.com//profile/ustane
#rotinasaudávelnainfância #rotina #rotinasaudável #quadrodetarefas #quadroderotina #hábitos #hábitosbonseruins #pontosfortes #pontosfracos #autoconsciência #Autoconhecimento #compromissocomasaudefisicaemental #arteterapia #psicologiaonline #psicanálise #tcc #terapia #façaterapia #blogdoterappeuta #teoriacognitivacomportamental #psicologia #psicologiaclínica #psicoterapia #psicólogo #psicóloga #terappia #terappiaonline #ansiedade #saúdemental #depressão #terappia
Comentarios