Autoconhecimento e equilíbrio emocional
Você já deve ter ouvido dizer que, a depender do contexto no qual está inserido, é possível que reaja de forma automática quando, por exemplo, você é criticada. Essa reação pode não ser consciente e acabar por desencadear um momento de estresse, levando-o a adotar uma postura agressiva ou de irritação para se defender.
Já se sentiu assim?
Pois bem!
Ter consciência do que há por detrás desse comportamento pode ajudá-lo a evitar reações que sejam prejudiciais no ambiente onde se encontra, assim como, a refletir sobre as atitudes quando diante de situações difíceis.
O desenvolvimento do autoconhecimento pode te levar a conhecer o seu limite e os estímulos/gatilhos, como uma forma de antecipar uma reação e prevenir o esgotamento físico e mental.
Aprender a se conhecer e a se perguntar como se sente é um primeiro passo para identificar esses estímulos e a reconhecer se tem apresentado, de forma constante, reações que o incomodam de forma exagerada como, por exemplo, comportamentos impulsivos, receio a mudanças, estresse contínuo que o deixam deprimido e ansioso.
Se você se percebe, ou conhece alguém que esteja apresentando tais reações, procure consultar com um profissional. O bem-estar é a chave para encontrar o equilíbrio emocional.
Ustane Moreira
Psicóloga: CRP 04/14.823
Instagram: @terapiaarteesaude
Meu link no Terappia: Ustane Moreira Puttini Barbosa (terappia.com.br)
Meu link no Terapia, Arte e Saúde: https://terapiaarteesaude.com//profile/ustane
Comments